Contactos | English | Mapa do site
banner

Notícias

Einstein e o Nobel da Física 2017 com Carlos Fiolhais

 

O Centro Ciência Viva de Lagos retoma as conversas "6as com Ciência" já no próximo dia 19 de janeiro, pelas 20h30.

Nesta primeira ação de 2018, o Centro convidou o físico recentemente galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2017, Carlos Fiolhais, figura singular no panorama científico português, que nos vem falar de Einstein e do Prémio Nobel da Física de 2017.

Einstein previu, em 1916, um ano após ter finalizado a sua teoria da relatividade geral, que existiam ondas gravitacionais, deformações do espaço e do tempo que se propagam à velocidade da luz a partir do movimento de uma grande massa.

6as com Ciência

As conversas 6as com Ciência têm lugar às sextas feiras e voltam a ser um espaço de contato e debate onde a Ciência será fundamental, mas não a única área do saber.

Até Junho, o CCVL contará com vários palestrantes, do internacionalmente premiado realizador de cinema de animação e arquiteto, Pedro Serrazina, ao ex-jornalista e professor universitário António Granado, à arqueóloga Sónia Gabriel (9 de Março) que virá explicar quais as Histórias que os Ossos nos contam ou mesmo o historiador Rui Loureiro (27 Abril), desvendando um pouco de quem foi e o que fez Fernão de Magalhães na sua viagem de circum-navegação ou mesmo Delminda Moura (23 de Fevereiro), geóloga da Universidade do Algarve, que virá apresentar a riqueza geológica e patrimonial da Ponta da Piedade.

Biografia de Carlos Fiolhais

Carlos Fiolhais fundou e dirige o Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra (UC). É Professor Catedrático de Física da UC. Publicou mais de 60 livros, entre os quais Física Divertida, Darwin aos Tiros, Pipocas com Telemóvel e, o mais recente, A Ciência e os Seus Inimigos. Recebeu em 2005 a Ordem do Infante D. Henrique, e em 2017 o Grande Prémio Ciência Viva.

Notícia criada em 09-01-2018 15:57 | Imprimir Notícia

imagemNoticias

O edifício do Centro é um antigo solar setecentista situado na zona ribeirinha da cidade.