Contactos | English | Mapa do site
banner

Notícias

Observação Astronómica- 11Jan - 19h-21h e Solar 12 Jan

No próximo dia 11 de janeiro, às 19 horas, realizaremos uma sessão de Observação Astronómica no nosso Jardim de Ciência.  Faça a sua INSCRIÇÃO 

No dia 12 de Janeiro serão realizadas sessões de observação solar.

 

Enquadramento

De 10-13 de janeiro de 2019, astronomos amadores, profissionais, entusiastas da astronomia e o público em geral são convidados a partilhar o seu conhecimento e entusiasmo pelo espaço, participando nas atividades programadas ou a organizar um evento das 100 Horas de Astronomia.

As atividades da IAU100 Global foram desenvolvidas sob 8 temas diferentes.

 

  • Celebrações do centenário da INTERNATIONAL ASTRONOMICAL UNION (IAU)

Este tema, promove a organização de diferentes eventos de alto nível, com decisores políticos e astrónomos para discutir o potencial da astronomia como ferramenta para o desenvolvimento, educação e diplomacia, e consciecilizar sobre o papel de coordenação da IAU para a comunidade astronómica global no último século.

  • Astronomia e as metas de desenvolvimento sustentável

Este tema destaca a importância da astronomia para a sociedade. Como uma das ciências mais antigas, a astronomia faz parte da história e das raízes de todas as culturas e é um dos poucos campos científicos que atrai diretamente a sociedade. 

  • Novos Mundos: 'Estamos sozinhos?' 

Este tema promove a cidadania global e pensamento crítico ao avaliar nosso lugar no Universo através da organização de atividades relacionadas a exoplanetas e astrobiologia. 

  • 100 Anos de Relatividade Geral: Eclipse 

O ano de 2019 também marca o 100º aniversário das observações do eclipse solar que serviram como o primeiro teste bem sucedido da Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que fundamentalmente mudou a forma como entendemos a gravidade e a Universo. 

  • Astronomia, Património Natural e Cultural 

Este tema desperta a consciência de que a astronomia representa um aspecto rico e significativo do património cultural e natural ao organizar ações que destacam a sua importância e as transmite às futuras gerações. Além disso, promove a preservação de céus calmos e escuros.

  • Astronomia Inclusiva 

Um foco importante das celebrações do centenário da IAU é a implementação de ações para apoiar e incentivar igualdade entre géneros, em todos os níveis de carreira, e promover ambientes de trabalho inclusivos e equitativos em carreiras relacionadas à astronomia. . Além disso, o objetivo é facilitar o acesso a recursos astronómicos e carreiras para pessoas com necessidades educacionais ou físicas especiais, ou aqueles que podem ser excluídos pela sua raça ou género em particular, bem como fornecer acesso a excelentes modelos e mentores. 

  • Astronomia para a educação

As acções deste tema centram-se na melhoria da literacia científica, em particular no campo da astronomia, inspirando e promovendo o interesse pelo assunto nas mentes jovens, bem como na formação de professores e educadores sobre o assunto. 

  • Astrofestas

Através da organização de eventos astronómicos, possibilita o acesso a um maior número de pessoas, especialmente crianças para olhar o céu através de um telescópio e obter uma compreensão básica do Universo.

Notícia criada em 04-01-2019 13:36 | Imprimir Notícia

imagemNoticias

O edifício do Centro é um antigo solar setecentista situado na zona ribeirinha da cidade.